Quarta-feira, 29/02/2012 às 13h45
Aldair da Rocha considerou a operação um sucesso e elogiou o trabalho voluntário da Cruz Vermelha e a interação dos órgãos de segurança pública.
Tiago Medeiros/Nominuto.com

Números foram divulgados durante coletiva no auditório da Emater.
Além dos números, o secretário elogiou o trabalho educativo realizado pelos voluntários da Cruz Vermelha, em parceria com o Corpo de Bombeiros, e a integração dos órgãos de segurança pública.
“Considero que a operação foi um sucesso, não só pela redução do número de acidentes, mas também pela interação que conseguimos ter entre os órgãos de segurança pública estadual, municipal e até federal”.
As blitzen da “Lei Seca” também foram destaques durante a operação. A partir deste Verão, a polícia passou a abordar condutores em saídas de festas e próximo a bares e restaurantes, e ao final da operação, 616 condutores tiveram suas Carteiras Nacionais de Habilitação apreendidas, por estarem dirigindo sob efeito de álcool.
Tiago Medeiros/Nominuto.com

Aldair da Rocha, secretario estadual de Segurança Pública e da Defesa Social.
A intensificação na fiscalização das rodovias e principais avenidas dos municípios, realizada pelas policiais rodoviárias, federal e estadual, em parceria com órgãos de fiscalização municipais, garantiu que o aumento da frota de veículos no estado fosse inversamente proporcional ao número de acidente e de mortos nas estradas. No Verão 2011/2012 foram registrados 62 acidentes e 18 mortes a menos que no mesmo período do ano anterior.
Mas a redução não foi resultado apenas do trabalho repressivo. Nos finais de semana, militares do Corpo de Bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha realizaram barreiras educativas, distribuíram folders com dicas de prevenção, e pulseiras de identificação para facilitar a localização de responsáveis por crianças e idosos perdidas. Mais de 10 mil veículos foram abordados e mais de 74 mil pessoas orientadas pelo grupo.
Outra ação preventiva e que garantiu uma maior sensação de segurança neste Verão foi o reforço do policiamento ostensivo nos locais onde havia um maior fluxo de turistas e veranistas. 800 policiais militares reforçaram o efetivo diário, divididos em dois turnos. 101 armas de fogo foram apreendidas e mesmo com o aumento do número de atendimentos, diminuiu a quantidade de registro de roubos e homicídio.
Tiago Medeiros/Nominuto.com

Voluntários da Cruz Vermelha ganham certiicado pelo trabalho educativo durante operação.
Em um testemunho pessoal, o coordenador do Samu confidenciou que as ações pró-ativas na operação motivaram as equipes do Samu a superarem os limites logísticos. “o Samu metropolitano saiu de sua inércia parcial, de aguardar uma situação ideal, inspirado pela postura da Sesed”.
http://www.nominuto.com/noticias/policia/sesed-apresenta-numeros-da-operacao-verao/82444/