Emanuel Amaral
Entidades fazem mobilização na Assembleia Legislativa em apoio ao poder de investigação do MP
Entidades fazem mobilização na Assembleia Legislativa em apoio ao poder de investigação do MPA parceria foi feita com os Ministérios Públicos do Trabalho (MPT), Estadual (MP/RN) e do MP junto ao TCE (MPJTCE), além da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, que na última quarta-feira (10) aprovou por unanimidade em sessão extraordinária o posicionamento contrário a PEC 37. Estiveram presentes também no ato público representantes do Conselho do Estadual da Criança e do Adolescente, Federação dos Conselhos Comunitários, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte, além de vereadores, deputados e servidores.
O Ministério Público brasileiro desencadeou a campanha nacional contra a impunidade, “Não à PEC 37”, argumentado ter o objetivo de conscientizar e informar à população sobre os prejuízos à sociedade de eventual aprovação de referida PEC, que caso aprovada, segundo representantes do órgão, irá gerar uma clara perda de efetividade na persecução e punição dos criminosos no País, principalmente, nos casos dos crimes de colarinho branco.
A campanha do MP teve início nas redes sociais e em seguida oficializada por meio do site da instituição. Manoel Onofre Neto, procurador geral de justiça do Rio Grande do Norte, reforçou que o Ministério Público, especificamente o MPRN, não tem a intenção de usurpar a autoridade de investigação de quem quer que seja, mas que a Instituição quer continuar a somar nas investigações, assim como também deseja e já cobrou diversas vezes por uma polícia atuante e bem estruturada.
Em entrevista à TV Tribuna, o diretor da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), Magnus Barreto, disse que de acordo com a Constituição, o MP não tem o poder de investigação, apenas de pedir a instauração de inquérito policial e diligência. Na próxima segunda-feira (15), às 9h, também na Assembleia Legislativa, será a vez dos delegados e associações de delegados fazerem seu ato público, desta vez a favor da PEC 37.
Tribuna do Norte
http://tribunadonorte.com.br/noticia/entidades-engrossam-apoio-ao-mp/247586
ASSPRA: Apoiamos ao Ministério Público e perguntamos: Que mal existe em ter mais gente para investigar? E a quem interessa a saída do MP?