Itep ficará 24 dias sem serviço de limpeza e desinfecção, diz Sinpol...

Servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) decidiram por não completar a escala de plantão sem receber pagamento extra pelo trabalho excedente à carga horária regular. Com essa medida, alguns serviços do órgão ficarão paralisados, entre eles a limpeza e desinfecção do necrotério na Ribeira, que será suspenso por 24 dias. Exames de corpo de delito também serão interrompidos.
Alex RégisParalisação dos servidores chega a durar 24 dias em alguns serviçosParalisação dos servidores chega a durar 24 dias em alguns serviços

A suspensão momentânea de serviços considerados inadiáveis atinge também as cidades de Mossoró e Caicó. Entre as atividades que serão paralisadas estão a realização dos exames de conjunção carnal (ligados a crimes sexuais), corpo de delito e flagrantes de entorpecentes, impedindo a prisão de suspeitos por falta de constatação do crime. 

As necrópsias também serão prejudicadas já em dezembro, permanecendo seis dias sem a realização dos exames e sem liberação dos corpos. Já o serviço de recolhimento de cadáver em local de crime, em Natal, ficará três dias totalmente parado, segundo o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol/RN). Em Caicó, serão 17 dias deste mês sem médicos para atendimento das necrópsias. 

Servidores afirmam que o Itep não tem funcionários suficientes para completar as escalas de plantão e que não recebem remuneração extra por exceder sua carga horária. Atualmente, são pagos mensalmente sete plantões de 24 horas por servidor.
 
O Sinpol afirma que o Governo do Estado, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Searh), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e do Ministério Público, tem conhecimento da paralisação e até agora "não foi adotada qualquer medida".

Hoje (13), às 14h, uma reunião na Sesed tentará encontrar solução para essa medida. O sindicato reforça a necessidade de pagamento extra por parte do Governo, considerando que em outros meses havia fechamento da escala sem recebimento dos plantões extras.

De acordo com o presidente do Sinpol, Djair Oliveira, "a solução para esse e outros problemas daquele órgão é o envio do projeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do Itep para votação na Assembleia Legislativa que, dentre outros, criará os cargos e as respectivas vagas para a realização de concurso público".
 
A categoria fará assembleia na próxima segunda-feira (16), às 18h, para avaliar a situação do processo do Estatuto, que se encontra no Gabinete Civil para ser enviado à AL. Caso não haja avanços, a categoria frisa a possibilidade de greve.
Postagem Anterior Próxima Postagem