O Ibama encerrou nesta quarta-feira (8) a primeira fase da Operação Uçá, para fiscalização do defeso do caranguejo-uçá no litoral do Rio Grande do Norte. Durante seis dias, entre 2 e 7 de janeiro, foram visitados 22 estabelecimentos nas localidades de Redinha, Santa Rita e Ponta Negra, em Natal; além dos municípios de Extremoz, Tibau do Sul e Canguaretama. A equipe de fiscalização apreendeu 862 caranguejos vivos e 152 abatidos. Também foram aplicadas oito multas, no valor total de R$ 10.800.
A operação continuará até o final do defeso, no dia 5 de abril. Até lá a captura, o armazenamento, o comércio e o transporte do crustáceo ficam sujeitos a algumas regras que visam proteger a espécie que já se encontra sobre-explorada. Embora ainda não esteja ameaçado, o caranguejo-uçá (Ucides cordatus) vem sofrendo capturas acima do recomendável para a recomposição dos estoques naturais. Além da importância para o meio ambiente, os caranguejos são importante fonte de proteína e também de renda para muitas populações carentes.

As regras do período de defeso incluem a proibição da captura e a exigência da ‘declaração de estoque’ para quem comercializa, industrializa, beneficia ou armazena esse tipo de pescado.
http://www.novacruzoficial.com.br/