‘Máfia dos chapas’ intimida caminhoneiros em Postos Fiscais de fronteira com a Paraíba...

Uma nova ‘máfia’ está dominando os Postos Fiscais de fronteiras com o estado da Paraíba. A prática de extorsão de dinheiro e ameaças de morte, por homens conhecidos como ‘chapas’, têm se tornando constantes a caminhoneiros que precisam passar pelos Postos para o procedimento de liberação da nota fiscal da mercadoria transportada. Os chapas são conhecidos por trabalharem com carga e descarga de mercadorias de caminhões.
A denúncia é do Sindicato dos Integrantes do Grupo Ocupacional Servidores Fiscais Tributários da Paraíba. Segundo o presidente do Sindifisco, Victor Hugo, o caso trata-se de uma máfia dos descarregadores de mercadorias, que estão obrigando os motoristas a entregarem a eles as notas fiscais, para que as mesmas seja levadas e averiguadas pelo fiscal do Posto. Para o serviço é cobrado uma taxa de R$ 15 a R$ 20. A abordagem dos chapas aos caminhoneiros nas proximidades dos Postos Fiscais nas rodovias da Paraíba.
130321,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0Conforme foi constatado pelo Sindifisco, os caminhoneiros que se recusam a contratar o trabalho dos chapas estão sofrendo ameaças. Um desses casos foi registrado, esta semana, no Posto Fiscal de Guaju, na localizado na cidade deJacaraú, na BR 101, divisa com o Rio Grande do Norte. Um servidor do Fisco Estadual presenciou um grupo de chapas abordando um motorista e exigindo dinheiro. Ao negar pagar a quantia, o motorista foi ameaçado de morte por um deles. O fato foi registrado no livro de ocorrência do Posto Fiscal.
“Eles estão obrigando aos motoristas a entregas notais ficais, para entregarem aos fiscais. Os motoristas que estão se negando, eles estão ameaçando. Isso tem acontecido com frequência. Principalmente nos Postos Ficais mais distantes”, relatou o presidente do Sindifisco.
Matéria especial do Portal Correio
Postagem Anterior Próxima Postagem