General assume e promete imediata “caça aos bandidos...

Publicação: 15 de Março de 2014 às 00:00 | Comentários: 0
A+A-
Roberto Lucena
Repórter

Com o discurso que ressalta a mudança e a imposição “dos rigores da lei” em cima dos bandidos, tomou posse, no início da tarde de ontem, o novo titular da secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). O general Eliéser Girão Monteiro Filho assumiu a pasta em cerimônia que reuniu a cúpula da segurança pública do Estado e governadora Rosalba Ciarlini no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo. “Aceitei o convite porque nunca fugi dos desafios que surgem em minha  vida”, disse o militar da reserva.
Rayane MainaraRosalba: Vamos avançar nas ações da Segurança PúblicaRosalba: Vamos avançar nas ações da Segurança Pública

Eliéser Girão chega ao comando da pasta no momento em que o Rio Grande do Norte registra número assustadores com relação à segurança. Somente ano passado, foram 1.653 homicídios e, esse ano, já foram contabilizados 330 assassinatos, até o dia 13 de março. Para o secretário, esse é o principal “gargalo” que irá enfrentar. “Já conversei com os comandos das polícias e diretores do Itep. Verificamos essa problemática que é o principal gargalo”, colocou.

Após assinar o termo de posse, a governadora Rosalba Ciarlini discursou e  disse que confia no trabalho do novo secretário. “Eu tenho certeza que nós vamos avançar nas ações da Segurança Pública, não só para a Copa do Mundo, mas desde já”, pontuou. A gestora aproveitou a oportunidade para fazer um balanço de sua administração e, com discurso carregado no tom político, sugeriu uma comparação entre o governo dela e a gestão passada. “Vejam as áreas da Saúde e Educação. Avançamos bastantes. Comparem. Olhem para o passado e vejam o presente”, disse.

Com relação à segurança, Rosalba moderou no discurso e afirmou que a mudança na direção da Sesed era necessária. “Não conseguimos avanças em alguns setores e quando o time não vai bem, é preciso mudar o treinador. Foi isso que fizemos”, colocou.

Enquanto discursava, o novo secretário aproveitou para apresentar parte de sua equipe que também é composta por militares da reserva. O secretário adjunto, José Ricardo Godinho Rodrigues e o coordenador de Inteligência, Ulisses Danilo Silva Almeida, são egressos do Exército. Para a chefia de Gabinete, o secretário escolheu o também amigo Marcelino Pereira de Medeiros.

Questionado pela TRIBUNA DO NORTE sobre como ocorreu o convite para assumir a pasta, Monteiro rebateu as informações sobre a possível indicação de seu nome ter sido uma exigência do Governo Federal. “Trabalho há 40 anos com segurança. Em segurança, não há boatos, há fatos. Quanto a essa história de indicação do Ministério da Justiça, só posso responder com meu sorriso”, disse.

Currículo
O General Monteiro é natural de Fortaleza (CE) e é graduado em Ciências Militares da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras na turma de 1976. No ano seguinte, passou a servir como Aspirante a Oficial e Tenente no 16o BIMtz, em Natal, onde ficou até 1999.

Ele foi Adjunto e Chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia.  Após passar para reserva, o General exerceu as funções de Secretário de Segurança Pública e da Justiça e Cidadania do Estado de Roraima.
Rayane MainaraGirão já exerceu cargo de secretário de Segurança em RoraimaGirão já exerceu cargo de secretário de Segurança em Roraima

Bate-papo - Eliéser Girão Monteiro Filho
Titular da Sesed

O senhor já conheceu a estrutura e dificuldades da secretaria?

Já conheci as instituições e conversei com os comandantes da PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Itep. Já identificamos alguns gargalos que precisamos resolver. A solução imediata vai depender de todos.  A segurança pessoal é fundamental. 

Quais são esses gargalos?
O principal é o número de homicídios.  Mas tenho certeza que nossa Polícia Civil vai conseguir apresentar para a sociedade algumas respostas. Tenho certeza que nosso coronel Araújo vai conseguir aumentar a capacidade de patrulhamento. 

O senhor pretende continuar com os projetos deixados pelo ex-secretário?
São compromissos do Estado. Não é a mudança do secretário que vai mudar isso. Vou apresentar à governadora a necessidade de pessoal. Não adianta comprar equipamentos sem ter o pessoal. 

O que motivou o senhor a aceitar esse convite?
Acredito que, como cidadão e ser humano, você deve enfrentar desafios. Ao longo do meu tempo no Exército, sempre fui afeto a desafios. Nunca desisti de desafios. Já exerci o cargo de secretário de Segurança em Roraima por quase três anos e meio e, depois, como secretário de Justiça por um ano e meio. São áreas que a sociedade não lembra. Decidi vim morar aqui e espero ficar até o último dia da minha vida. Vindo morar aqui e sendo lembrado pelo trabalho que fiz e pela figura que sou, isso me deixou orgulhoso. Foi uma decisão difícil. 

Ontem à noite [quinta-feira], tivemos dois casos de violência. O senhor teve conhecimento do incêndio de um ônibus?

Sim. E quero dizer aos bandidos que pensam em fazer algo semelhante que não vamos tolerar esse tipo de ação. Vamos implantar uma caça imediato aos bandidos.

Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem