Greve da Polícia Militar afeta rotina de cidades no interior da Bahia...

16/04/2014 18h34 - Atualizado em 16/04/2014 22h05


Feira de Santana, Juazeiro e Barreiras tiveram serviços afetados.
Adesão dos PMs em 15 municípios da região oeste foi de 70%.

Do G1 BA com informações da TV Oeste

Serviços são suspensos no interior da Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Serviços são suspensos no interior da Bahia
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
Os representantes da Associação de Policiais do Oeste da Bahia, pertencentes ao 10ª Batalhão da Polícia Militar (PM), decidiram parar 70% do efetivo em 15 cidades da região. A decisão foi tomada em uma assembleia realizada na Câmara de Vereadores do município de Barreiras, a cerca de 860 km de Salvador, que definiu os rumos da greve na tarde desta quarta-feira (16).
O movimento ocorre após a deflagração da greve na noite de terça-feira (14), na capital baiana, após representantes de associações que representam os policiais militares terem analisado e rejeitado uma proposta de modernização da PM feita pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Nas cidades de Santa Maria, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Barreiras, situadas na região oeste do estado, 100% do efetivo da PM está paralisado. Devido à greve, instituições de ensino da cidade suspenderam as aulas até que a situação com a PM seja normalizada, entre elas a Universidade Estadual de Barreiras, o Instituto de Educação Superior (Unyahna) e a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB).
Região sudoeste
Em Vitória da Conquista, o efetivo da PM no município também aderiu à paralisação. Uma parte do comércio na cidade foi fechada e os ônibus pararam de rodar no município às 18h. Segundo o sindicato dos rodoviários, os coletivos só vão voltar a rodar quando a situação da greve for resolvida.
Agências bancárias, com exceção da Caixa Econômica Federal, suspenderam o atendimento no início da tarde. Os colégios particulares também encerraram as atividades e a previsão de retorno será após a finalização da greve. De acordo com a Câmara de Dirigente dos Lojistas (CDL) da região, o comércio irá funcionar normalmente na quinta-feira (17).
As universidades e faculdades particulares também suspenderam as aulas, dentre elas a Fainor, UFBA e, em específico, UESB, que aconteceria votação para novo reitor, mas foram adiadas.
Na cidade de Jaguaquara, os policiais ainda não entraram em greve.
Já em Itapetinga, o comando da PM informou que ainda estão aguardando determinação e orientação dos policiais em Salvador. Há policiais nas ruas, mas em quantidade menor que nos dias normais.
Lojas em Brumado fecharam mais cedo por causa da paralisação dos policiais no estado (Foto: Lay Amorim/Site Brumado Notícias)Lojas em Brumado fecharam mais cedo 
(Foto: Lay Amorim/Site Brumado Notícias)
Em Brumado, parte do comércio fechou as portas. No período da manhã, uma Lotérica e dois estabelecimentos foram assaltados. Na cidade de Guanambi, a Polícia Militar aderiu à greve. Já em Jequié, uma assembleia começou por volta das 18h para definir qual será o posicionamento do comando na região. Por enquanto, os PMs trabalham normalmente.
Feira de Santana
100% do efetivo da PM está paralisado. Foram registrados 13 homicídios, um policial morto e dois baleados nesta quarta-feira. Os rodoviários paralisaram 100% e só irão voltar a circular quando o policiamento estiver reforçado nas ruas.
Ainda nesta quarta-feira está acontecendo uma reunião entre as entidades do comércio e a prefeitura para decidir se as atividades acontecerão na quinta-feira. Os colégios particulares, municipais e a UEFS também suspenderam as aulas.
Juazeiro
90% do efetivo da PM paralisou por tempo indeterminado após assembleia ocorrida nesta quarta-feira. A Universidade Estadual (UNEB), todos os bancos, com exceção do Itaú, paralisaram atividades. Algumas Casas Lotéricas funcionaram parcialmente com os serviços.
Postagem Anterior Próxima Postagem