
Na ocasião, o subcomandante do Grupamento de Busca e Salvamento, 1º Tenente Natanael Avelino, destacou o crescimento das ocorrências nos últimos anos, dando ênfase as ações de salvamento registradas no primeiro semestre de 2014, incluindo o período da Copa da Fifa.
“As ocorrências atendidas no litoral, nos últimos 4 anos, aumentaram 50%. Em 2013 foram 106 salvamentos aquáticos. Fazendo o comparativo entre o período janeiro à junho de 2014, e a Copa do Mundo, temos um aumento de 662,5% nos casos de salvamento aquático e 2.500% nos atendimentos pré-hospitalares no litoral. No primeiro semestre de 2014 registramos 5.917 ocorrências nas praias potiguares, sendo destes 53 salvamentos realizados”, disse o 1º Tenente Avelino.
Para garantir aos banhistas potiguares e turistas a mesma segurança oferecida durante a Copa do Mundo, o CBMRN aposta na efetivação do projeto “Litoral Mais Seguro” que prevê a reestruturação da frota e aquisição de novos equipamentos e materiais destinados ao serviço de prevenção e salvamento aquático.
“O Litoral Mais Seguro tem por objetivo diminuir o número de ocorrências de salvamento aquático com vítimas em óbito, abranger maiores áreas de fiscalização no litoral do RN e aumentar a sensação de segurança, de forma a proporcionar a recepção de um maior número de turistas, produzindo o aumento da economia no setor. Para isso, será necessário, além dos equipamentos, aumentar o número do efetivo de guarda-vidas no RN, que atualmente conta com apenas 45 militares, sendo o ideal 232 e mais 20 socorristas”, disse o Comandante Geral do CBMRN, Elizeu Dantas.
O projeto apresentado ao secretário da Sesed, Eliéser Girão Monteiro Filho, pelos profissionais da Direteroria de Engenharia e Operações (DEO) do CBMRN tem como meta ampliar de 04 para 23 Postos Avançados de Guarda-Vidas, do extremo litoral norte (São Miguel do Gostoso) ao extremo litoral sul (Baía Formosa), abrangendo, aproximadamente, 209 km de costa (50% do litoral potiguar). O custo total do projeto foi orçado em torno de R$ 5.102.750,00 e abrange a aquisição de viaturas como ambulâncias, buggys, pick us, Jet Ski, entre outros equipamentos. O planejamento engloba ações de prevenção de salvamento aquático (Blitz Educativa, Criança à Vista, Turista Legal), além de ações mais ostensivas nas áreas dos Resgates e Atendimento Pré-hospitalar.
O Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Eliéser Girão Monteiro Filho, ficou muito satisfeito com o resultado final do projeto apresentado pelos bombeiros e se comprometeu a levar a apresentação para análise do Ministério da Justiça visando garantir o orçamento para sua execução.
“O projeto está muito bem construído e foi baseado em cima de dados estatísticos reais apurados ao longo dos últimos quatro anos. Sem dúvida o RN possui um extenso litoral e todos os anos atrai milhares de turistas que buscam nosso estado para o lazer, descanso e querem segurança. Irei pessoalmente levar esse projeto ao Ministério da Justiça e solicitar a contrapartida do Governo Federal para sua efetivação. Quando falamos em vida não devemos medir esforços, pois uma vida não tem preço!”, disse Eliéser Girão Monteiro Filho.
Blog do BG