
Na tarde desta quinta-feira atendendo determinação judicial teve início o processo de transferência dos detentos que estão presos no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, em Cidade da Esperança, Zona Oeste. A Justiça determinou que até o final do mês todos os 95 detentos devem ser transferidos para outras unidades prisionais e o prédio seja devolvido à Degepol.
Foram transferidos inicialmente 10 presos para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi (CDP). A expectativa é que até sexta-feira sejam removidos 30 detentos. Antes da transferência foi registrado um pequeno tumulto no local. Alguns detentos tentaram fugir. Segundo a diretora da unidade, Tânia Pereira, os presos aproveitaram o momento em que os agentes estavam voltados para a remoção de detentos e tentaram fugir por um buraco em uma das celas.
Além dessa determinação, outro fato preocupante é que um dos detentos identificado como Severino Torres da Silva Neto, 19 anos, foi diagnosticado com meningite e é portador do vírus HIV. Severino que está preso desde o último dia 25 de agosto no Núcleo de Custódia, foi internado no hospital Gizelda Trigueiro.
Devido à situação precária do local, a secretaria de saúde desenvolveu nos últimos dias um programa de imunização para os detentos e policiais civis com a distribuição de medicamentos. Cada pessoa terá que tomar dois compridos, a c ada dois dias, de doze em doze horas. Outra medida de prevenção usada pelos policiais é a utilização de luvas, álcool-gel e máscaras.
Fonte: DN